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quinta-feira, 4 de outubro de 2018

NÚCLEO TEMÁTICO 2


Módulo 1 - Paisagens pedagógicas Digitais: resistência, resiliência, (re)existência.
Ação 1 - 
realizar leitura analítica do texto do presencial: Paisagens pedagógicas Digitais: resistência, resiliência, (re)existência.
- CUNHA, Fernanda Pereira da Cunha. Paisagens pedagógicas Digitais: resistência, resiliência, (re)existência. 2018. 5 p. (Professora Associada EMAC/UFG)- Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

EIXO 1

o primeiro eixo temático, será discutida a dimensão teórico-conceitual das performances culturais, como campo de investigação pertinente à área da educação, particularmente, ao ensino de artes.
A partir das proposições levantadas inter-relacionando os teóricos sugeridos
CUCHE, D. A noção da cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999, p.9-174
TEIXEIRA, J.G.L.C. Apresentação. In.: TEIXEIRA, J.G.L.C; ET all. (orgs.). Patrimônio imaterial, performance cultural e (re)tradicionalização. Brasília: ICS-UNB, 2004, P.7-11.
Critérios de avaliação:
- Fazer pelo menos duas postagens interagindo com as discussões dos participantes  
- Clareza e coerência nas discussões;
-Trazer a inter-relação com a bibliografia sugerida
-Participação dentro da data estabelecida.

"Interessante análise Daniela Rezende.Se as performances culturais evidenciam o dialogo negativo ou afirmativo com outras culturas conseguimos compreender um pouco mais sobre as trocas culturais através das interações como afirma Sapir e também confirma o pattern defendido por Boa, Kroeber e Benedict.Gostei da afirmação destes autores que afirmam ser toda cultura coerente."

"
"Margareth Mead analisou diferentes modelos de educação para compreender o fenômeno de inscrição da cultura no indivíduo e para explicar os aspectos dominantes de uso da  personalidade devidos ao processo de inscriçãofoi feita na Oceania em três sociedades da Nova Guiné, os Arapesh, os Mundugomor e os Chambulí (1935).Ela mostrou que as personalidades masculina e feminina que consideramos universais , por crermos que são de ordem biológica ,não existem em todas as sociedades. Entre os Arapesh, desde a infância homem ou mulher desde a infância devem ser doces, sensíveis e servis e para isso as crianças são tratadas com afeição, sem distinção de sexo. Entre os Mundugomor a consequência do sistema de educação é treinar a rivalidade e até agressão, seja entre os homens, entre as mulheres ou entre os dois sexos. Nessa, as crianças são tratadas duramente pois não são desejadas seja menino ou menina. Entretanto, elas têm algo em comum: não há distinção de gênero. Os Chambuli têm a convicção de que a mulher é “por natureza”, empreendedora, dinâmica, solidária com os membros do seu sexo, extrovertida; e que o homem, ao contrário, é sensível, menos seguro de si, muito preocupado com a sua aparência, facilmente invejoso de seus semelhantes. Nela, as mulheres que detêm o poder econômico e subsistência do grupo, enquanto os homens se dedicam às atividades cerimoniais e estéticas. Deste modo, a personalidade individual não se explica por seus caracteres biológicos, mas pelo modelo cultural particular a uma dada sociedade que determina a educação da criança. "(CUCHE, D. A noção da cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999. P.79,80 e 81 )
A estudiosa pôde mostrar com essa pesquisa o quanto estamos equivocados quanto a questão de gênero tão discutida na sociedade contemporânea.A sociedade é muito mais um resultado de comportamentos culturais e ensinamentos que biológicos .Não há portanto, ju
Eixo 2
este eixo, serão explorados os meandros das linguagens artísticas, a sua relação com a cultura, abrindo margem para a reflexão sobre a pesquisa e a produção do conhecimento educacional.
A partir das proposições levantadas inter-relacionando os teóricos sugeridos
BRASIL. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretária de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006, p.167-212.
MARTINS, M.C. A.; A linguagem da arte. In.: MARTINS, M.C. A.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M.T.T.; Didática do ensino da arte: a língua do mundo – poetizar, fruir e conhecer. São Paulo: FTD, 1998, p.10-51.
Critérios de avaliação:
- Fazer pelo menos duas postagens interagindo com as discussões dos participantes  
- Clareza e coerência nas discussões;
-Trazer a inter-relação com a bibliografia sugerida
-Participação dentro da data estabelecida.
"
Keila Rodrigues, suas ponderações sobre a obra de Martins me trazem à tona as lembranças das aulas de Arte durante a minha Educação Básica.De fato, as aulas de Arte teve ( e talvez ainda tenha) poe muito tempo o objetivo de levar os alunos à fazerem cópias, pinturas e em outros tempos a valorização do desenho livre.Encerrando meu ensino médio no final dos anos 80, não me veio à memória o ensino de Arte voltado para a "produção , fruição e reflexão ".Momentos de lazer, "hora de descanso"...eram os dizeres e convicções tanto minha quanto dos meus colegas sobre a disciplina de Arte.
Entretanto, hoje em dia percebo na minha escola a Arte também como conhecimento e produção.A reflexão está presente principalmente no estudo das obras do PAS que são por si mesmas provocativas.
Já como referência cultural /histórico percebo ser um entendimento muito tímido ,mas ainda distante das práticas pedagógicas em boa parte das escolas."

"Excelente postagem Heverton. Posso acrescentar ainda o quanto durante os estudos e leituras sugeridas para este fórum me despertaram para dois aspectos:o primeiro ,que sendo a arte a expressão da cultura de um povo ,e sendo ela quem nos impulsiona ao sentimento de "plenitude" e "completude",nesta perspectiva, torna-se fundamental dentro do ambiente escolar e ,por ironia, até os dias de hoje bastante ignorada.outro aspecto e que através do ensino de Arte ,toda a Comunidade pode trazer a interdiscilpinaridade. Os très campos conceituais de Martins assim como a Abordagem Triangular de Ana Mae devem permear toda a prática pedagógica da escolar.Ou seja,todos envolvidos."

 Eixo 3



Apresentação por meio de audiovisual:
Esta atividade consiste na elaboração de uma reflexão crítica, produzido em vídeo de até 5 min, apresentado o conceito de educação presente nas obras freireanas, bem como a dinâmica de investigação dos temas geradores, como contribuição para a investigação das performances culturais e das linguagens artísticas, no contexto do ensino de artes, inter-relacionando com os teóricos propostos.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia do oprimido.  17 ed.  São  Paulo: Paz e Terra,  1987.


EIXO 4
exto argumentativo:

Esta atividade consiste na elaboração de um Texto argumentativo (Máximo 500 palavras), refletindo sobre a contribuição da investigação-ação educacional, como concepção de investigação ativa, que apresenta contribuições para organização das práticas educativas, como programa de pesquisa e produção do conhecimento, no âmbito do ensino de artes, a partir da bibliografia solicitada.

CORTE REAL, M.P; LEITE, J.; PEREIRA, A. de. Investigação-ação das performances culturais: o método expositivo como problematização da formação de educadores

GRABAUSKA, C. J. Investigação-ação educacional: possibilidades críticas e emancipatória na prática educativa. In: Revista eletrónica HEURESIS Investigación Curricular e Educativa. Cadiz: v.1, n.2, 1998. Disponível em http://www2.uca.es/HEURESIS/acuerdo. Retirado da rede em: 2000.

Critérios de avaliação:

- Atender ao que se pede na atividade

- Abordagens a partir das bibliografias solicitadas

- Coerência e clareza na argumentação escrita.

-Postar no site e disponibilizar o link até a data solicitada.
https://img.comunidades.net/art/artemidiaticainter/eixo_4_modul_5.jpg
Atividade 1 - 1ª etapa e  2ª etapa
No texto base da disciplina Performances culturais antropológicas em diálogo com as artes intermidiáticas e seu ensino, a autora fala sobre os padrões de beleza socialmente impostos pela sociedade capitalista. Partindo desta realidade e da imagem acima (disponível na folha 01), proponha uma PERFORMANCE arte/educativa intermidiática. O objetivo desta performance é evitar que algumas práticas se ritualizem, como por exemplo, a busca pelo “corpo perfeito idealizado” pelo público juvenil feminino.



Nome: Marcela Cristiane da Silva


Corpo estereotipado



CONSTRUINDO A INTERVENÇÃO PERFORMÁTICA ARTE/EDUCATIVA INTERMIDIÁTICA :
Título: A DITADURA DA BELEZA

Problemática/Conflito
O padrão de beleza parece ser uma regra a ser seguida por todas as sociedades. Diariamente as pessoas são influenciadas por diferentes meios de comunicação: são produtos de beleza, procedimentos cirúrgicos, programas sobre dietas, modas, vestimentas, cabelos...dentre vários outros que vendem ao indivíduo a equivocada visão que aquilo que está sendo propagandeado é de fato uma realidade. Assim, para não ficar
à margem inúmeras pessoas passam por diferentes situações em busca desse dito padrão estético desejável.
Onde se ritualiza o conflito/problema que precisa ser colocado em questão?
Em meio as redes sociais, TVs, cinema, academias, escola ,etc.
Explique como será criado pedagogicamente o conflito para estabelecer um drama social para o aluno buscar e (re)significar
(até 250 palavras)
Levar aos alunos questionamentos tais como? O que é o belo? Existe um padrão de beleza estabelecida? Qual?
Quais as possíveis consequências junto aos indivíduos? Positivas ou negativas? Será que esse padrão foi sempre o mesmo? (Anotar no quadro.). Entregar um texto sobre o ideal de beleza ao longo da história para que compreendem que o belo muda de acordo com a história e também a comunidade a qual cada um pertence. Discutir sobre os elementos do texto e os padrões determinados como ideais.
A seguir, levar o vídeo “ Padrões de Beleza ao longo dos tempos” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gMVY53QeU6A.

Assistir    a    seguir    também    o    vídeo    “Estão    Buscando    a    Perfeição    da               Beleza,        Mas          Qual           é            a                 Verdadeira?      ”            
  Disponível   em https://www.youtube.com/watch?v=ngZJE5RpksY.
Responder novamente todos as perguntas do texto em forma de texto dissertativo- argumentativo. A seguir criar um álbum fotográfico intitulado “Cara e corpo meus”.

Cada um livremente poderá participar de uma exposição de arte visual na escola com fotos e cartazes em oposição à ditadura da beleza vigente à qual deverão dispensar maquiagem dentre outros “apetrechos “considerados como ditadura na sociedade atual.
Fazer uma exposição de fotos durante os intervalos e promover discussão junto aos visitantes sobre o trabalho realizado.
Justificar teoricamente como os conceitos “etnocentrismo e relativização” podem contribuir neste processo (até 250 palavras)
O texto da professora Iolene mostra bem o quanto tem se tornado problemático render-se aos padrões impostos pela mídia. É preciso levar temas que são tratados como normais para a escola, pois são vistos como comportamentos normais e não são. Diariamente as pessoas são assediadas a serem outro ser em nome do capitalismo. Segundo a autora, quando questionamos o padrão de beleza como no caso das mulheres Girafas da Tailândia “em nenhum momento consideramos a cultura do “outro”, mas a nossa”, ou seja, elas para nós são feias porque em nosso país ter pescoço longo não é ser bonito. Mas lá faz todo o sentido. Sem dúvida, sob o ponto de vista antropológico, tais equívocos poderão ser pelo menos revistos. Por isso, deve-se buscar na história as explicações que clareiam os argumentos que levamos às salas de aula. Esses argumentos podem não ser suficientes para romper o pensamento e as práticas exageradas no culto à beleza desenfreada, mas pode ao
menos criar uma maior criticidade diante de situações à qual cada aluno passará fora da escola.

Apresentar recorte intermidiático que utilizará (detalhe como o mesmo será utilizado)
Os aluno deverão produzir fotografias após assistir os vídeos e participar dos debates sobre a Ditadura da Moda .
Justifique como a Abordagem Triangular pode ser uma importante alça teórica para a PERFORMANCE arte/educativa (até 250 palavras)
Contextualizar: os vídeos e debates deverão contemplar essa alça. Praticar: A produção de texto e a produção de cartazes e fotografias.
Apreciar: Levar os alunos a fazer exposição do trabalho feito bem como discutir o resultado do trabalho junto aos colegas deve contemplar
também essa alça.
Qual linguagem artística que utilizará na ação performática? Justifique sua escolha (até 250 palavras)
Artes visuais
Qual ação performática será proposta ao conflito identificado? Apresente-a detalhadamente (texto claro e objetivo)
Os alunos deverão criar um álbum fotográfico intitulado “Cara e corpo meus” .Cada um livremente poderá participar de uma exposição de fotografias na escola e cartazes em oposição à ditatura da beleza vigente à qual deverão dispensar maquiagem dentre outros “apetrechos
“considerados como ditadura na sociedade atual.
Apresente os objetivos (geral e específicos) da intervenção performática arte/educativa intermidiática proposta
GERAL
Promover conscientização sobre a imposição de padrões estéticos através dos meios de comunicação de massa e mídias. ESPECÍFICOS
-Levar os alunos a perceberem que por trás das propagandas, séries, filmes, novelas há uma tentativa de impor comportamentos
-Conduzi-los à maior autoestima;
-Proporcionar maior autoconfiança em si mesmo;
- Despertar a criticidade quanto ao tema trabalhado.
Resuma sua proposta PERFORMÁTICA (texto claro e objetivo)
Levar aos alunos a questionamentos e depois entregar um texto (TEXTO 1) sobre o ideal de beleza ao longo da história para que compreendem que o belo muda de acordo com a história e também a comunidade a qual cada um pertence. Discutir sobre os elementos do texto e os padrões determinados como ideais. A seguir, levar o vídeo “ Padrões de Beleza ao longo dos tempos” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gMVY53QeU6A.
Assistir a seguir também o vídeo “Estão Buscando a Perfeição da Beleza, Mas Qual é a Verdadeira? ” Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ngZJE5RpksY.
Responder novamente todos as perguntas do texto em forma de texto dissertativo- argumentativo.
A seguir criar um álbum fotográfico intitulado “Cara e corpo meus”. Cada um livremente poderá participar de uma exposição na escola com fotos e cartazes em oposição à ditatura da beleza vigente à qual deverão dispensar maquiagem dentre outros “apetrechos “considerados como ditadura na sociedade atual.
Fazer uma exposição de fotos durante os intervalos e promover discussão junto aos visitantes sobre o trabalho realizado.

 Por fim, REGISTRE:

Fale sobre a experiência na construção da PERFORMANCE solicitada (até 250 palavras)
É interessante como os temas sociais tem realmente a capacidade de despertar a angústia e a inquietação. Quando não mexidos ou lembrados vão passando despercebidos e finalmente quando somos levados a voltar-se a eles vem a pergunta: Por que não trabalhei isso antes sendo um assunto tão relevante e tão forte junto aos alunos? Ao desenvolver a atividade me comprometi a realizá-la de fato em sala de aula, pois silenciosamente várias ditaduras tem tomado conta dos alunos e a escola preocupada com os conteúdos elencados no planejamento anual, deixa de cumprir o seu papel social. Portanto, a atividade pensada deverá ser rapidamente concretizada uma vez que faz todo o sentido tocar
nesse assunto tão rotineiro e sedutor principalmente às meninas.
Explique: se na elaboração desta atividade, você se reconheceu, como um performer/educador, bem como se você conseguiu observar,
criticamente, suas ações pedagógicas. Ou seja, a atividade contribuiu ou não para refletir sobre sua prática pedagógica. (até 250 palavras)
Todas as atividades propostas nesse curso têm contribuído para melhorar a minha pratica pedagógica. Além de serem atraentes aos alunos proporcionam reflexões importantes que devem fazer parte das discussões do ambiente escolar. Assim, o curso em art4e intermidiática tem
promovido uma formação continuada que favorece a ponta mais importante: o estudante.

Um corpo arredondado, com quadris largos e seios grandes, era sinônimo de beleza. O padrão ainda impunha pele branca, cabelo loiro e testa grande.

Era vitoriana (1837 a 1901): A sociedade obrigava as mulheres a vestirem corsets apertados para afinar a cintura o máximo possível. Elas também usavam o cabelo longo como símbolo de feminilidade.

Anos Loucos (década de 1920) :O visual mais desejado era andrógino: sem curvas, com seios pequenos e cabelo curto.

Era do Ouro de Hollywood (1930 – 1950):Estrelas como Marylin Monroe, com corpo curvilíneo e cintura fininha, eram objeto de desejo.

Década de 1960: O jogo se inverte e a modelo Twiggy passa a ser o padrão da vez: magra, alta, sem curvas e com aparência adolescente.

Era das supermodelos (1980):A top Cindy Crawford era a representação da beleza daquele tempo com seu corpo alto, magro, atlético e torneado.

Década de 1990:O corpo extremamente magro e quase andrógino de Kate Moss era o que as mulheres desejavam.

Século XXI:Corpo magro, mas saudável, seios e bumbum grandes, mas barriga chapada. Este é o padrão regente.

<https://mdemulher.abril.com.br/beleza/video-como-o-padrao-feminino-de-beleza-mudou-ao-longo-da-historia/>




                                 
Atividade 01 (2ª Etapa)

Após criar a proposta de PERFORMANCE arte/educativa intermidiática (1ª etapa), prepare uma VIDEOAULA (com duração de até 7 minutos) ensinando como elaborar uma performance arte/educativa intermidiática.
Os objetivos da videoaula são:
  • Compartilhar ações pedagógicas criativas com outros educadores brasileiros que presenciam em seu cotidiano escolar os mais diversos dramas sociais, como o bullying, sofrido por seus alunos, em relação ao corpo estereotipado (se gordo, se magro, se alto, se baixo, enfim, todos os estereótipos em relação ao corpo), e que por diversos motivos, esses educadores, não conseguem propor ações para mudar ou amenizar esta realidade;
  • Mostrar a comunidade docente como elaborar uma performance arte/educativa intermidiática em prol da ressignificação de atos e hábitos culturais;
  • Oferecer ao professor da educação básica, possibilidades educativas, que o ajudarão a refletir sobre os conflitos enfrentados em sala de aula e em outros espaços públicos, de modo a intervir educativamente nesses espaços.

                                   


 MÓDULO 1 AÇÃO 3

Ação 3 - Elaborar, produzir e postar no seu site o Depoimento Auto cartográfico
- A atividade consiste na produção de um depoimento auto cartográfico em audiovisual de 2 minutos, sobre sua bandeira, inter-relacionando ao texto analisado.
-Cada aluno deverá abrir um tópico neste fórum e postará o link de seu respectivo site

Critérios de avaliação:
- Atender ao que se pede nas ações propostas.
-Atender aos prazos solicitados.
-Coerência entre tema e proposta apresentada.
-Postar as ações solicitadas em seu site.
Data: 23/04
Valor: 10,0 pontos


Módulo 2 - Elaboração/Realização de um Logotipo
                                                 Ação 1
 Realizar leitura analítica dos seguintes textos:
1.1) O que é performance;
-SCHECHNER, Richard. 2006. “O que é performance?”, em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.

  Ação 2
Realizar uma produção audiovisual de 1 minuto contendo uma síntese reflexiva, Inter-relacionando sua bandeira com o texto o que é performance, buscando reflexão com o Módulo 1



                                                   Ação 3 
Elaborar e construir com recursos inter-midiáticos o símbolo gráfico de sua Bandeira
                                                    Ação 4
Postar no seu site o símbolo gráfico de sua Bandeira de modo a utiliza-lo como logotipo/símbolo de sua identidade gráfica em  seu site.
SIMBOLOGIA DA MINHA BANDEIRA:
LITERATURA: Arte da palavra escrita à qual tenho formação e faz parte da minha prática pedagógica.
COR VERDE : Esperança de que seja uma disciplina escolar à qual os alunos sintam prazer.
ARTE: Arte em todas as áreas que seja musical, plástica,cênica...
COR VERMELHA: Alegria e prazer que a arte leva aos educandos.
MÍDIA:Representa as Tics já inseridas nos PCN  e na BNCC (Base Nacional Curricular )
COR AMARELA: Riqueza no mundo digital
LIVROS: Universo de livros disponíveis a todos os letrados
MÃOS COLORIDAS:As possibilidades de criação
SÍMBOLOS DAS REDES SOCIAIS:As redes que permeiam a vida dos adolescentes e jovens .
CÍRCULOS CONTÍNUOS: As práticas infinitas possíveis aos educadores e educandos.
GRANDE CÍRCULO SEGMENTADO: A não contenção do ensino e aprendizagem para que ela possa ser Universal.

Módulo 3 
Elaboração do Plano pedagógico de performances e-Arte/Educativas 
AÇÃO 1
Realizar leitura analítica do texto intitulado: Como realizar performances culturais arte/educativas sem desígnio pedagógico-crítico? e postar.
  • Cunha, Fernanda P. Como realizar performances culturais arte/educativas sem desígnio pedagógico-critico?. 22º Encontro Nacional Anpap: Ecossistemas Estéticos, Belém, p.2410-2420, 2013.



AÇÃO 2
Elaborar e postar no seu site o 1º esboço de um plano de intervenção CiberArte/Educativa (ou e-Arte/educativa) preferencialmente para educação básica, tendo como objeto de construção as seguintes questões:
            2.1) O que ensinar;  
            2.2) Para que ensinar;
            2.3) Para quem ensinar;
            2.4) Como ensinar;

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