Unidade 1 A primeira atividade
Leitura Analítica
Foram indicados três textos para leitura na plataforma Moodle da Universidade:
1."Depoimentos provocativos " do professor Dr.Fernando Azevedo.
2. "Arte e educação no Brasil" da professora Ana Mae Barbosa.
3. "Arte, educação e Cultura" da professora Ana Mae Barbosa.
Para mim ficaram vários aprendizados após a leitura e alguns deles me marcaram mais.
Unidade 1 :A segunda atividade:
A segunda atividade
Depoimento Analítico
A proposta seguinte foi fazer um um depoimento analítico desenvolvido junto aos alunos baseado nas leituras e trabalhos feitos na primeira atividade.
Para ficar claro:
Trabalho como professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio e neste ano estou com as turmas de terceiro ano.
Expliquei sobre as Vanguardas Europeias usando como instrumento de apoio o data-show.
Dei maior ênfase ao Cubismo.
Em outra aula discutimos sobre as Mobilizações ocorridas neste ano na Esplanada dos Ministérios.
Separados em grupos os alunos deveriam criar uma arte cubista utilizando as fotos das mobilizações (Disponibilizei a eles os seguintes materiais: folha de papel A5, fotos,algumas réguas,lápis de cor, canetinhas e tesouras).
Os alunos poderiam desenvolver um trabalho de continuidade (O que pode ter além da imagem que receberam) ou de fragmentação.
Unidade 2 : Vida Artista
A TERCEIRA ATIVIDADE
VIDA ARTISTA
Cada cursista deveria fazer um vídeo após ouvir os áudios do primeiro encontro presencial. As palavras chaves eram :cultura antropofágica ; cibercultura; interterritorial,interacional.
Segue o link do vídeo:
Unidade 2: A quarta atividade
A QUARTA ATIVIDADE
DEPOIMENTO ANALÍTICO II
Eis o comando retirado da plataforma:
"Prezad@ turma,
Nossa segunda atividade consiste na contextualização da teoria e a prática.
Realize seu depoimento através do registro sonoro e/ou audiovisual, narrando suas reflexões e/ou dúvidas do depoimento investigativo, com os textos motrizes 1 e 2 com a culminância na sua ação pedagógica utilizando-os.
Nossa segunda atividade consiste na contextualização da teoria e a prática.
Realize seu depoimento através do registro sonoro e/ou audiovisual, narrando suas reflexões e/ou dúvidas do depoimento investigativo, com os textos motrizes 1 e 2 com a culminância na sua ação pedagógica utilizando-os.
O que você tem a nos contar de mais marcante?
Depoimento até 2 minutos (depoimento II). Poste no link "Ativ. II Depoimento analítico II".
Critérios de avaliação:- tempo dos vídeos de acordo com a proposta do curso;- criatividade na elaboração da tarefa;- prazo de entrega dentro da data estabelecida;- coerência e coesão ao assunto proposto.
Atenciosamente,Prof. Fernando Azevedo.
Segue o link da atividade realizada :
Autoavaliação
Critérios
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Sim
(1.0)
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Em parte (0.5)
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Não
(0.0)
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Justificativa
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Pontualidade na entrega das tabelas
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x
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Todas as tarefas foram entregues dentro do prazo.
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Leitura dos Textos motrizes/
depoimentos provocativos
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X
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Leio e releio,destaco ,reflito sobre todas as leituras propostas no curso.
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Presença no Moodle
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X
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Devido à rotina de trabalho às vezes não consigo acessar tantas vezes quanto é exigido.
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Capricho e organização na realização das atividades propostas
|
X
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Tenho organizado todos os trabalhos e caprichado o máximo possível.
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Aprendizado significativo após a execução dos módulos
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x
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Aprendi e aprendo com os módulos. A aprendizagem tem mudado a minha prática pedagógica para melhor.
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TOTAL
|
4.5
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Eixo 1
Eixo 2
Unidade 1
Tema: Cultura digital juvenil.
- Inter-relações entre cultura digital, e-Arte/educação e juventude.
- Ensino, aprendizagem e inclusão na perspectiva de práticas crítico-reflexivas em arte intermidiática digital.
Nota 1: A atividade consistirá na elaboração de um texto de 500 a 700 palavras, buscando refletir sobre as questões:
Quais são as concepções, comportamentos e hábitos da juventude frente à tecnologia?
De que forma os jovens se apropriam da cultura (im)posta pela mídia?
Como as práticas em contextos educativos podem se relacionar com a cultura digital juvenil, de modo a considerá-las como potencializadoras de aprendizagem em arte?
Obs.: Considerar leituras dos textos indicados na bibliografia da disciplina.
A onda da espetacularização
“Professora, você já “ouviu” Heart Attack da Demi Lovato? ”; “Professora, assista ao meu vídeo no meu canal e dá um like? ”; “Professora, dá pra passar o novo vídeo do Whindersson Nunes depois desse documentário? ”. Rotineiramente os jovens interpelam seus professores com estas e outras perguntas querendo testar o elo e a acessibilidade ao professor. Todos os alunos sabem que estão à frente dos educadores quando o assunto é internet e que ´por mais “antenado” que este profissional seja, ainda assim encontra-se aquém da sociedade mais jovem. As áreas digitais têm se mostrado sedutoras, viciantes, interritoriais e, “soltas aos adolescentes” também alienantes e massificadoras.
Tais questionamentos também revelam o que constatou a professora Nilcéia Protásio no depoimento provocativo ,2014: a necessidade de espetacularização. Tudo pode virar um espetáculo: desde algo simples do cotidiano até situações armadas para serem exibidas através de vídeos. Dessa forma, parece ser fundamental ao jovem, por exemplo, não apenas ouvir uma música no fone de ouvido, mas fazer que todos a ouçam. E o que para parte da população mais madura parece ser um egocentrismo, um egoísmo exacerbado, é para o jovem a exibição de algo seu, um convite e também uma demarcação de território, e mais ainda, uma busca da própria identidade segundo Protásio ( 2014, pág.4).
A mesma autora revela que a preferência musical desses jovens vem acompanhada de imagens e artes cênicas (videoclipes). Compartilham seus gostos e absorvem o que está na moda entre eles sem qualquer criticidade. Da mesma forma que tentam espetacularizar e mostrar suas preferências, querem também ser protagonistas neste espetáculo, logo acessam vídeos “em suas situações cotidianas, ou que dão visibilidade e fama momentânea a anônimos” (Fernanda P. Cunha,2012, pág. 4).
Seguido aos vídeos anônimos, tem também bastante apreço as produções milionárias que enchem os olhos e os ouvidos dos jovens. A exemplo, a música “Beijinho no ombro”,2013, de Valeska Poposuda que teve a produção orçada em cerca de 470 mil reais e mais de 50 milhões de acessos em um ano. Não é por acaso que o Funk Ostentação tem a preferência de estilo musical dos estudantes. Exibem-se nesses clipes os sonhos de consumo dos jovens como dinheiro, domínio, poder, conquista, posse, beleza.
E com toda essa interritoriedade e diversidade como fica a organização das práticas de ensino do professor? Este que culturalmente “aprecia a uniformidade nos conteúdos, uniformidade na avaliação, uniformidade nas expectativas. ” (Elleit,2008, pág. 8). O autor aponta para a necessidade de considerar as práticas do ensino de arte como resposta e possibilidade de reencontro de sentidos no ato de ensinar. De fato, entre todas as disciplinas, a arte parece ser a mais capaz de dinamizar, de libertar, de trazer à tona a criatividade e a motivação .
Aliado a esse caminho, deve-se também trazer o mundo digital para dentro da sala de aula, como é o caso da Matriz de Referências de estudo do PAS que sugeriu a música Camaro Amarelo de Munhoz e Mariano para estudo na etapa 1 de 2013. À primeira vista, parecia ser apenas para agradar aquele público, entretanto todo o trabalho estava voltado para refletir a letra, o clipe, a cultura de massa, a ostentação, o interesse, a coisificação das pessoas, dentre outros aspectos. O estudante teve a oportunidade de ir além daquilo que estava acostumado no dia a dia. Neste mesmo caminho, a professora Fernanda Pereira Cunha propôs uma pesquisa sobre os clipes mais acessados e um trabalho junto aos estudantes acadêmicos de Graduação (também jovens) do vídeo clipe Bad Romance de Lady Gaga .O trabalho realizado promoveu “ o desenvolvimento da consciência crítica do estudante” e ainda pode aguçar “ sua capacidade de (re)significar símbolos digitais e suas representações em seus universos internos” ( Cunha, 2012, pág.364).Tais práticas são caminhos possíveis para o educador preocupado com o ato de ensinar. Melhor ainda, promove uma educação libertadora e comprometida com os problemas da modernidade.
Marcela Cristiane
Bibliografia:
CUNHA, Fernanda Pereira da. "Performances culturais intermidiáticas: você tem fome do quê? Consumo de sinais". UFG: CIAR, 2012
EISNER, Elliot E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?" Currículo sem fronteiras, v. 8, n.2, pp5-17, 2008.
PROTÁSIO, Niceia. "Depoimentos provocativo". UFG:CIAR, 2014.
Eixo 2
TEMA : Os diferentes usos das tecnologias no contexto da juventude: possibilidades e propostas metodológicas.
Cada aluno deverá selecionar um vídeo:
performance musical ou vídeoclip de alguma canção disponível na internet.
O vídeo deve conter alguma performance musical (individual ou coletiva), com ou sem o uso de instrumentos.
A partir do vídeo selecionado, elaborar uma crítica ao conteúdo e uma proposta de atividade a ser realizada com um grupo de jovens – atividades estas que podem estar relacionadas à própria performance ou a alguma discussão a partir de questões norteadoras, no sentido de promover uma crítica ao conteúdo do vídeo.
Tanto a crítica como a proposta deverá ser apresentada oralmente, por meio de uma gravação (5 a 7 minutos) a ser postada no prazo estabelecido.
O link deverá ser repassado para consulta da professora da disciplina.
“Com mais de um bilhão de visualizações em 2016, a música "Work from Home" é uma das preferidas dos jovens no mundo todo.
Está classificada em primeiro lugar quanto a acessos do clipe pelo you tube no ano de 2016 . A música é de 2015 e o clipe de 2016.
Ela é cantada pelo grupo Fith Harmony (cinco mulheres) e conta com a participação do rapper Ty Dolla Sign, são todos americanos .As gravadoras são Epic e Syco. O clipe foi lançado pela Vevo - uma famosa empresa do ramo musical que investe em clipes de alta qualidade no Youtube.
Para cumprir a atividade, primeiro ouvi a música sem o clipe.Lógico que já a tinha ouvido inúmeras vezes, pois está nas paradas de sucesso das rádios à qual ouço.
É um pop de batida bem gostosa e, embora eu não consiga identificar a maioria das palavras, fica clara a apologia à sensualidade pela voz e melodia da canção dessas mulheres. Há um clique, estalo de dedos contínuos que convida o ouvinte a fazer o mesmo com as mãos.
Em seguida, assisti o clipe que consiste em algo ao mesmo tempo comum e peculiar. O comum: mulheres lindas cantando, sensualizando e parecem estar tornando os homens do clipe como um objeto de desejo e prazer.
O incomum é o ambiente escolhido: um canteiro de construções. Ambiente geralmente constituído por homens trabalhadores, sem muito espaço para as mulheres. No clipe, elas os interrompem muitas vezes em diferentes tarefas e eles parecem gostar.
Há uma excessiva expressão, alusão à sexualidade. Os materiais são usados no clipe como objetos sensualizados também, entretanto, para pessoas mais aguçadas criticamente, diriam que os objetos que servem como material de construção, no clipe, possuem significado pornográfico. Sugerem atos e gestos sexuais.
Logo após, procurei o clipe com a tradução. A letra diz que ela não se preocupa com nada, quer ver o amante demitido do trabalho e que irá mandar fotos, incomodar. Segundo a letra, ele não precisa trabalhar e trabalhar à noite. Que essa eu lírico precisa dele durante as noites. Ela promete noites de prazer e que estas são suficientes para suprir as necessidades deles.
Chama a atenção para o trecho traduzido assim “ é você quem manda em casa...” Seria uma ironia pela condição atual da mulher –hoje bem mais que dona de casa – a matriarca familiar? Ou é ele quem realmente manda e consegue ser patriarca por ser o provedor?
Ao final, aparece o rapper aceitando o convite e a coloca como o papel a que ela suplica: ser o objeto de desejo consumado na cama.
A mulher no clipe deseja mesmo tornar-se um objeto sexual e é representado por todas as cantoras do grupo.
Como inúmeros clipes de consumo jovem, o personagem ressalta ter um carro importado. Principal objeto de desejo dessa parcela da população atualmente . Existe também não só nesse clipe a a exibição de corpos perfeitos. No clipe, os homens são extremamente musculosos, suados e deixam o peito à mostra, as mulheres que são as cantoras, vestem roupas bem sensuais, mas não há partes nuas sendo exibidas.
Há uma clara sugestão de troca: a do trabalho braçal provedor do homem para o trabalho sexual à qual elas se dispõem fazer continuamente. Essa é a mensagem da música.
O material analisado, de consumo massivo entre os jovens e adolescentes ,contribui para a cultura machista, a mulher objeto, o homem objeto, as relações sem afeto ou compromisso, a desqualificação do trabalho e ainda mantém essa mulher presa ao lar uma vez que ela chama o parceiro para casa.
As músicas aparentemente despropositais, sem maiores intenções ajudam a tornar a sociedade cada dia mais problemática e os jovens culturalmente vazios.
A composição da letra é bem simples e não fugiu ao que se esperava.
O PLANEJAMENTO
O público alvo são as turmas de ensino médio do 3 ano (São 5 turmas)
As disciplinas envolvidas serão Língua Portuguesa (a disciplina que sou docente ) e inglês ..
Aula será dividida em 5 momentos e tem a duração de duas aulas de 50 minutos.
Primeiro Momento:
Perguntar aos jovens se eles sabem quais os clipes mais visitados no you tube em 2016 e deixar que eles façam as classificações.
Deixar que eles escrevam a música e argumentem.
Escrever o título da música no quadro.
Perguntar se sabem qual é :
- Qual é o grupo que a canta; qual é o gênero; qual é o ano da gravação...
- O que acham que ela quer dizer?
Segundo momento:
Deixar que a escutem e novamente a pergunta:
- O que a música quer dizer?
- O que sentiram durante a música?
- O que mais chama a atenção?
Terceiro Momento:
Deixar que assistam ao vídeo clipe musical e repetir as perguntas.
- Dessa vez terão que escrever na folha.
- A música dialoga com o clipe?
- Qual é a mensagem do clipe?
Quarto momento:
Agora a mesma música com a tradução.
- A música mudou em alguma coisa? O quê?
- Quais são os principais temas que podem ser abordados utilizando essa música?
- A música deprecia a mulher ou o homem em algum momento? Por que?
- A música possui apelos ao consumo ou exibicionismo?
- A música é mais imagem, mais letra ou mais batida ?
- Por que faz tanto sucesso entre os jovens?
- Por que foi a mais acessada em 2016?
- Existe algum cantor brasileiro que segue o mesmo estilo? Se sim quais?
- O que fazer para evitar consumir moda sem questionar?
Quinto momento:
Fazer uma produção coletiva sobre a música trabalhada em sala e publicá-la no jornal da escola “Novo senso”.”
Eixo 3
Tendo como base algumas fontes eletrônicas (sites, blogs ou youtube), elaborar uma intervenção/proposta pedagógica no formato de plano de aula, contendo: Tema, Objetivo, Conteúdo, Procedimentos metodológicos, Recursos didáticos e Bibliografia. O objetivo deve convergir para a cultura digital juvenil e estabelecer relação com o desenvolvimento crítico-reflexivo dos jovens em contextos educativos. Os procedimentos metodológicos e os recursos didáticos devem demonstrar uma forma “não tradicional” e criativa de ensinar.
Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Coordenação Regional de Ensino de Samambaia
Escola: Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia
Professor (a): Marcela Cristiane
Disciplinas: Língua Portuguesa /Arte/Inglês
Data: 17 a 20 de outubro de 2017
Turmas: 3º A, B, C, D e E
Tempo: aulas duplas de 50 minutos
Tema: O clipe mais visto pelos jovens em 2016/2017: cultura de massa?
PLANO DE AULA
Objetivos | · Promover maior criticidade dos alunos diante das mídias ofertadas nas redes e canais da internet; · Despertar o senso crítico dos alunos para as músicas ouvidas; · Incentivar o consumo de músicas que não depreciem nas letras os indivíduos; · Estimular o uso da expressão oral através do debate. |
Conteúdos | Clipe musical “Work from Home" do grupo Fith Harmony e a participação do rapper Ty Dolla Sign, |
Procedimentos metodológicos | Ø Primeiro Momento: Perguntar aos jovens se eles sabem quais os clipes mais visitados no you tube em 2016 e deixar que eles façam as classificações. Deixar que eles escrevam a música e argumentem. Escrever o título da música no quadro. Perguntar se sabem qual é :
Deixar que a escutem e novamente a pergunta:
Deixar que assistam ao vídeo clipe musical e repetir as perguntas.
Agora a mesma música com a tradução.
|
Recursos didáticos | Aparelho de som, Datashow, computador, quadro branco, pincel, |
Avaliação | Ø Fazer uma produção coletiva sobre a música trabalhada em sala e publicá-la no jornal da escola “Novo senso”.” |
Referências Bibliográficas | · CUNHA, Fernanda Pereira da. "Performances culturais intermidiáticas: você tem fome do quê? Consumo de sinais". UFG: CIAR, 2012 · EISNER, Elliot E. O que pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação?" Currículo sem fronteiras, v. 8, n.2, pp5-17, 2008. · https://www.youtube.com/watch?v=dOWD23UYzjs disponível em 12 de outubro de 2017. · PROTÁSIO, Niceia. "Depoimentos provocativo". UFG:CIAR, 2014. |
Atividade 01- Levantamento de dados: O que os alunos consomem e apreciam na internet:
Entrega dos dados coletados (em forma de tabela) e analisados à luz dos teóricos discutidos no Núcleo I.
Etapa 02
Dados do levantamento (apresentar a síntese dos dados coletados no formato de tabela)
Pergunte ao aluno de sua escola: Os que eles consomem ou apreciam na internet:
- Música e/ou gênero musical
- Videoclipe
- Filme
- Game
- Quais os conteúdos que convergem ou divergem entre eles. Existe ou não nudes no conteúdo assistido?
Pergunte ao professor de sua escola:
- Se professor utiliza recursos tecnológicos em sala de aula. Se sim, quais?
- Vocês sabem o que os seus alunos consomem ou apreciam na internet?
- A cultura digital se limita aos aparatos pedagógicos?
Argumente a luz dos teóricos discutidos no Núcleo I, os dados apresentados (máximo de 300 palavras).
Critérios de avaliação:
- Atender ao que se pede na atividade
- Todos os dados levantados e analisados a luz dos teóricos do Núcleo I
- Coerência e clareza na argumentação escrita.
- TEXTO ATÉ 300 PALAVRAS :Após o levantamento de dados sobre as preferências de acesso dos jovens entre 17 e 20 anos, de 3º ano do Ensino Médio e, comparando com os Estudos realizados em 2011 pelo grupo da professora Fernanda Dossiê MTV Universo Jovem, ficou evidente que o perfil dos jovens mudou nestes últimos 6 anos. Naquela, percebeu-se a preferência por clipes musicais e nesta, assinalaram apenas músicas. Dos 40 alunos ,24 optaram por ouvir músicas . O que mudou de lá para cá?Enquanto os alunos respondiam à pesquisa por escrito, um deles questionou porque não tinha a opção Youtubers. Vários outros concordaram que deveria ter essa opção. Diante da situação inusitada perguntei: música ou Youtubers?27 alunos levantaram as mãos para a segunda opção em meio a calorosas aprovações. Aceitar a sugestão dada pelos alunos coincide com as ideias de Fernando Azevedo que considera “o diálogo do outro, às vezes oposto, sem se tornar inimigo”, importante para o processo de aprendizagem com o intuito de “olhar para o outro pelo ângulo de suas potencialidades , nunca pelo ângulo das suas deficiências.”A explicação pode ser compreendida pelos ensinamentos de Ana Mae : abordagem triangular. Os oprimidos querem ter voz, ser vistos tanto quanto nas grandes produções de clipes dos famosos.Ana Mae ressalta a importância das micro histórias. Essa é a proposta dos Youtubers. Os vídeos possibilitam diferentes produções de sentido e possibilidades. Hoje o jovem se sente representado pelos Youturbes .Outra parte da pesquisa que chamou a atenção foi a dos professores o recurso apontado como mais usado por este grupo como apoio pedagógico foi data show, notebook e som. Embora façam uso dessas tecnologias, infelizmente devido a formação pedagógica e defasagem quanto às práticas atuais, professores utilizam esses recursos para transferir a cópia do quadro para slides de data- show.
Unidade 2
Atividade 02- Realizar levantamento no Youtube e verificar os vídeos infantis mais visualizados e escolher UM entre os mais visitados. Em seguida apresentar proposta de aula (de intervenção arte/educativa digital) tendo como recurso pedagógico o material mais visualizado na data da pesquisa. Lembre-se que a proposta de aula deve estar concernente ao território de sua formação.
Dados da pesquisa | |
Vídeo infantil mais visualizado no Youtube | Pintinho Amarelinho - DVD Galinha Pintadinha |
Link no Youtube | https://www.youtube.com/watch?v=59GM_xjPhco |
Data da visualização | 11/12/2017 |
Número de visualizações | 498.090.273 |
Duração do vídeo que será utilizado como recurso pedagógico na proposta de aula | 1:58 |
O quê ensinar? | O tempo das coisas e das pessoas |
Para quem ensinar? | Crianças de 4,5 e 6 anos |
Para quê ensinar isso? | Para que as crianças percebam que o pintinho amarelinho está em processo de crescimento .”Cabe aqui na minha mão”: sempre caberá? As pessoas estão bastante imediatistas e consequentemente ,as crianças também. É preciso saber que tudo tem seu tempo ,dessa forma a paciência é fundamental para as pessoas. Se não esperar o tempo certo pode haver consequência. |
Como ensinar? | Colocar o vídeo para que as crianças escutem. Fazer coreografia com elas cantando; Levar um pintinho dentro de uma caixa adequada e um ovo; Em círculo, sentados no chão; Perguntar o que a música diz; Perguntar o que elas sabem sobre o pintinho; Mostrar a caixa com o pintinho; O que é semelhante na música e o pintinho da caixa; Deixar que o toquem uma um para que percebam o quão é frágil; Por que ele é frágil? Será sempre assim? Quem mais é assim tão frágil (apontar seres vivos) Conduzi-los a responder e se identificar como tão frágeis quanto. De onde veio o pintinho? Mostrar a caixa com o ovo. E como acontece o nascimento do pintinho? Podemos tirar a casca do ovo quando ele está próximo a nascer? Por quê? Hoje em dia quem gosta de apressar as coisas? Ganhar presente antes do dia do aniversário, do Natal.... Comprar roupas de gente grande, passar maquiagem.... Isso é apressar? Finalizar estimulando –os a desenhar o seu pintinho na metade de uma folha e na outra metade se desenhar. |
Onde ensinar? | Na escola ou dentro da sala ou em espaço ao ar livre da escola. |
Em seguida argumente teoricamente em até três parágrafos (máximo 300 palavras) a proposta de aula apresentada.
O fio condutor desse plano de aula são os anos de prática de ensino como professora também de Educação Infantil e, acima de tudo inspirados nos cursos de formação, no chat com a professora Iolene Lobato (conduziu-nos a um preparo de aula crítico da música “A barata diz que tem”) e o texto motriz 1 da doutora Analice Dutra Pillar. É um plano exequível e segue também as orientações da professora Ana Mae .
A escolha do vídeo se deu por ser o vídeo mais acessado de todos os tempos no Youtube e, portanto, preferencial das crianças menores. As cores, a batida musical e até a coreografia do vídeo “Meu pintinho amarelinho” certamente chamam a atenção dos pequenos.
A aula proposta possibilitará aos alunos, um aprendizado que vai além da letra musical e dessa forma, uma criticidade maior. Infelizmente, muitas vezes propomos aulas desvinculadas do dia a dia das crianças tão necessárias e urgentes ao mundo que temos hoje. A sociedade tem levado as crianças a crises de ansiedade e “adultismo” desnecessário. No texto da Analice, ela destaca o quanto os desenhos estão carregados de intenções e chegam até os lares sem qualquer filtro ou ressalvas. Cabe mesmo à escola tentar trazer à tona o que está escondido nas entrelinhas. No caso dos infantes, de maneira leve e divertida.
Unidade 3
Eixo 3
1) Levantar, analisar e postar no site material de apoio concernente ao conteúdo do vídeo de autoaprendizagem;
Tipo: vídeo
Tempo :09:34 min
Autor:Henry Vugalho
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Definição de conto, variações, história. Contos (até 10 mil palavras pela definição americana), contistas consagrados...
resentar uma PROPOSTA de intervenção arte/educativa digital, sobre a problemática do nudes na e pela rede, em depoimento audiovisual e/ou sonoro ( com duração de até 3 minutos).
Para isso organize sua apresentação no seguinte formato:
- Apresentação (nome, polo, formação e etc.).
- Que material trabalharia para discutir a problemática do nudes na e pela rede?
- O que te chamou atenção ou foi mais significativo nesta escolha?
- Como você o inseriria dentro de uma intervenção arte/educativa digital para que o aluno possa (re) significá-lo e de que maneira você trabalharia exatamente este conteúdo?
- Qual recurso digital utilizaria?
- Como você utilizará os recursos digitais?
- Conte-nos como seria a sua intervenção arte/educativa digital:
- o que ensinar?
-para quem ensinar?
-para que ensinar isso?
-onde ensinar?
-como ensinar?
- Enfim, explique como você promoveria a discussão dessa temática com seus alunos(as) em prol do desenvolvimento da consciência crítica, da autogovernança, da expressão digital crítica.
Eixo 1
O Mercado Cultural Internacional versus
e-Arte/Educação Digital Crítica.
1 Segue o download do arquivo:
Levantamentos de softwares e aplicativos Freewares encontrados na internet na área de interesse (fotografia, historia em quadrinhos, fotonovela).
Eixo 1
Pesquisa sobre aplicativos
Área de interesse: fotografia, história em quadrinhos
Atividade prática: produção de fotonovelas
APLICATIVO | FINALIDADE | VANTAGENS | DESVANTAGENS |
Editor Fotos Colagem Montagens | Permitir que o usuário edite as fotos, crie colagens, sequências ,quadros, etc . | Vários efeitos visuais na edição das fotos; Rápido; eficiente; Vai direto para a galeria; Seleciona várias imagens; | Não trabalha bem com fundos como por exemplo desfocar ou desembaçar; Inúmeros anúncios entre uma atividade e outra. |
Photo Grid | Editor de fotos e colagem. | Recursos básicos. | Bem limitado; Confuso; Possui recursos mais básicos; Muitas propagandas; Para outros recursos é necessário mudar as configurações da Câmera ; Dificuldade em retirar ou colocar molduras ou outros recursos. |
Air Brush | Permite ao usuário melhorar as selfies e fotos em geral. | Opções de uso fáceis; Opção de ir à galeria ou tirar fotos; Efeitos instantâneos na hora do Click. Podem ser carregadas várias fotos. Opções de photoshop (inclusive de maquiagem) . | Não possui outras opções de uso além das citadas. Se a foto for editada mais de uma vez perde a qualidade da resolução. |
Photo Collage Editor | Editar colagens e fotos. | Inúmeras opções de edição; Permite carregar até 15 imagens; Opções de colocar diferentes colagens e emojis; Organiza as fotos de várias formas, tamanhos e posições; Função de desfocar disponível; | Inúmeras propagandas ,inclusive com áudio. |
Criador de quadrinhos Express | Criar histórias em quadrinhos. | Várias opções de quadrinhos (cores, tamanhos e posições). | Inúmeras propagandas; Confuso; Poucas opções disponíveis; Permite apenas desenhos do próprio aplicativo. |
Caixa de Quadrinhos | Criar histórias em quadrinhos e para os assinantes receber gibis da turma da Mônica. | - | O aplicativo trava e não abre qualquer opção. |
Mônica: Fábrica de Tirinhas | Criar e compartilhar histórias com a turma da Mônica. | Possui sons; São várias imagens da turma da Mônica além de paisagens e objetos. | Não permite criação de personagens ou outras opções fora do aplicativo como, por exemplo, a galeria de imagens. A cada vez que se abre o aplicativo há perguntas para adquirir o produto “Tirinhas premiun.” |
Criador de Avatar : Fadas | Criar histórias de Fadas | - | Trava muito. Poucas opções de escolha dos personagens . Dificuldade para salvar os avatars criados. |
FotoMic- Foto Comic Creator | Criador de quadrinhos com foto. | Permite vários quadros, fotos, balões, fundos... | Inúmeras propagandas. Balão e texto não se encontram. |
Photoshop on line http://www.photoshoponline.net.br/ | Editor de textos Montagens Colagens | Inúmeras barras e ferramentas para que o usuário não fique limitado quanto às possibilidades de criação. É possível mexer no texto, na posição, nas cores,etc. On line.Não precisa “pesar” o computador baixando-o. | É necessário assistir vários tutoriais disponíveis no youtube. Várias propagandas e assédios para adquirir um pacote do programa. |
Hair Color Booth | Editor de fotos especialmente para alterar os cabelos. | Altera a cor dos cabelos com facilidade. Basta selecionar a parte e passar a borracha que pode ser pequena, média ou grande. | Poucas funções disponíveis. |
EIXO 2
Aspectos conceituais de Metalinguagem no Ciberespaço.
1) Publicar uma expressão em Arte digital (performance em Arte digital) concernente ao centro de interesse em Arte do estudante, ou seja o estudante deverá utilizar somente os softwares freewares em Artes levantados/analisados para a referida poésis – performance Arte digital.
POIESIS:
2) Postar no site: sintética análise sobre a expressão em Arte digital.
ANÁLISE SOBRE A EXPRESSÃO DIGITAL
Desenvolvo um projeto chamado "Quem conta um conto " há alguns anos junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Distrito Federal.Em 2017 será a quarta edição sendo que a última ocorreu em 2012 e, de lá para cá as tecnologias disponíveis foram bastante aprimoradas o que a princípio , pode favorecer para o desenvolvimento do projeto.
A ideia do projeto é que os alunos ao final do ano ( ele é desenvolvido durante todo o ano ), sejam capazes de produzir uma revista literária ( Um conto em história em quadrinhos ).
Neste ano , resolvi pedir aos alunos que fizessem o conto apenas em versão fotonovela e não em desenhos.Ou seja, tirar fotos, usar diferentes aplicativos para criar a história lida e adaptá-la quando necessário.
No início do ano letivo ,os escritores são sorteados entre as salas e cada sala com seu escritor participa de outro sorteio . Dessa vez, o sorteio é dos contos.Por exemplo , o 3º D ficou com o escritor Dalton Trevisan .São mais ou menos 5 contos por sala e os grupos formados por 6 a 10 integrantes.Os contos do escritor são lidos e analisados previamente por mim ,uma vez que alguns contos podem ser inapropriados para o ambiente escolar.Os contos dessa turma foram:Clínica de Repouso, um morto na sala, Duas Rainhas,Última corrida de touros em Curitiba...
E então veio a Poieses Eu experimentando do próprio veneno.Eu lendo e selecionando a história e depois os apps, sendo fotografada, atuando e depois levando para o computador ,selecionando as fotos, os aplicativos que melhor me permitiam desenvolver o trabalho...
A primeira dificuldade foi selecionar um conto em que a única personagem fosse eu.Não encontrei.Dentre as 120 histórias em contos de escritores conhecidos como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis , Lygia Fagundes...nada.Nenhum.
Pouco tempo para ler outros contos...Resolvi adaptar em fotonovela uma poesia minha que conta a história de uma idosa saudosa e solitária.
Minha sobrinha tirou as fotos enquanto eu dramatizava o poema e depois dentre os aplicativos pesquisados do Eixo 1,o único que era capaz de fazer o envelhecimento em pincel foi o aplicativo Hair Color Booth.
Por que o pincel?Havia várias fotografias de lado e de costas.
Depois dentre as imagens selecionadas tentei fazer a história em quadrinhos usando os aplicativos melhor avaliados no Eixo 1.
O melhor dos recursos para editar e criar a história, sem dúvidas ,foi o Pothoshop on line.Porque os outros travaram ou tinham tempo de apenas um mês como gratuito e depois aparece uma marca d água no fundo de cada página.
O Pothoshop não é um recurso fácil de mexer.Tive que assistir várias vezes o tutorial no youtube e ainda assim tenho bastante dificuldade com alguns recursos, como por exemplo, a inserção de balões de fala que são essenciais ao projeto que irei desenvolver junto aos alunos do Ensino Médio.
Sei que os alunos são bem mais capazes para escolher a tecnologia adequada e que tenho mais a aprender com eles que o contrário.
Mais uma vez o curso é para mim um grande desafio.Felizmente gosto deles.Que venha o próximo.
1) Levantar, analisar e postar no site material de apoio concernente ao conteúdo do vídeo de autoaprendizagem;
ÁREA DE INTERESSE :
LITERATURA, CONTOS,FOTOGRAFIA,FOTONOVELAS
MATERIAL CONSULTADO :Tipo: vídeo
Tempo :09:34 min
Autor:Henry Vugalho
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Definição de conto, variações, história. Contos (até 10 mil palavras pela definição americana), contistas consagrados...
ipo: vídeo
Tempo :5:46
Autor:Olívia Barros Doutora UFRG
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :O que é conto?/Definições ao longo da História/Mudanças das definições/Principais contistas/Tipos de contos ( populares, fantásticos)
Tipo: vídeo
Tempo :1:08:16
Autor:Rodrigo Gurgel
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Técnicas para quem quer escrever contos/Principais contistas/Análise de contos/ O papel do narrador e os outros papeis e elementos da narrativa.
Tipo: vídeo
Tempo :7:22
Autor:Francisco Carlos
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Tutorial de personalizar suas fotos com balões de fala e pensamento, Serviço online sugerido para produzir os balões http://www.superlame.com/engine.php
Tipo: vídeo
Tempo : 8:02
Autor: Pastor Leonardo Campos
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Tutorial de como fazer balões no photoshp especialmente o de pensamento.Também oferece outras sugestões como tipos de letras.
Tipo: vídeo
Tempo :42:40
Autor: Tamie Gadelha
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Mostra balonagens detalhadamente./Traduz o que vem no photoshop para o português./Faz análise sobre as próprias popstagens e as de outros tutoriais bem interessantes./Não se preocupa com as fotos./Apenas balonagens.
Tipo: vídeo
Tempo :9:47
Autor: Rapha Pinheiro
TEMAS E ABORDAGENS DO VÍDEO :Tutorial para fazer balões mais orgânicos e editáveis no Photoshop!
Tipo : Arquivo em pdf
Número de páginas :21
Título :A arte e o ensino de literatura na educação escolar
Autor (es) Mariana de Cássia Assumpção* Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara Newton Duarte* Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara
ASSUNTO: Referência aos estudos de Vigotski/ Definição de catarse/A filosofia de Aristóteles
ENDEREÇO: http://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/10422/7354
TRECHOS IMPORTANTES :
“Vigotski (1999) dedica o oitavo capítulo da Psicologia da Arte a uma análise minuciosa da peça Hamlet de Shakespeare (1976). A análise desta obra permite evidenciar as contradições de sentimentos suscitadas na apreciação estética, mostrar como a arte se coloca acima da vida cotidiana ao tratar de dilemas que não se restringem à relação do individuo com a sua vida. Busca-se destacar também que não é função do efeito estético produzir no indivíduo uma ação imediata sobre a prática social, mas sim agir sobre as subjetividades, ampliando-as no sentido da consciência do gênero humano.”PÁGINA 243
“A escola não pode se limitar, portanto, aos eventos que todos temos ao alcance das mãos, ela não deve reproduzir o cotidiano dos alunos e lhe negar o novo. A pedagogia histórico-crítica defende um currículo escolar que abranja elementos culturais das diferentes áreas do conhecimento humano.”PÁGINA 255
Tipo : Arquivo em pdf
Número de páginas :Não disponível
Título :As contribuições do Ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio
Autor (es) :Não disponível
ASSUNTO: A importância da Leitura dentro e fora do espaço escolar./O que dizem os teóricos;os PCNs;a ressignificação da Literatura, crítica aos estudos de literatura através de estilos de época.
TRECHOS IMPORTANTES :
A leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento das pessoas, para nossa formação social, contemplando os mais variados aspectos que vão desde a linguagem, passando pela sensibilidade, emoção até a criticidade e exercício da reflexão que são fundamentais para as diferentes aprendizagens.Através das leituras que realizamos, nos apropriamos de um vasto conhecimento sobre diferentes lugares, descobrimos um novo mundo de culturas e saberes, muitas vezes sem fisicamente sairmos do lugar.
Leré um processo contínuo, pois envolve uma compreensão que não se esgota na decodificação da palavra escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. Para Orlandi (2003) a produção do sentido está no modo comoa leitura se relaciona entre o dito e o compreendido. O ato de ler implica, segundo Freire (1989), na percepção crítica, na interpretação, na reescrita, na reelaboração do que lemos.
Aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal Martins (1994) e para ir além das linhas e entrelinhas Silva (2003), precisamos valorizar o ato de ler, que apenas começa na decodificação da palavra escrita. Ela se antecipa e perdura na inteligência do mundo. Segundo Paulo Freire no livro A importância do ato ler (1989), a leitura da palavra articula-se com a leitura de mundo, pois “A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo” (FREIRE, 1985, p.9). Isso significa dizer que a leitura do impresso veiculada em livros ou telas de eletrônicos, está intimamente relacionada com as experiências e as vivências dos leitores.(...)
À medida que interage com diferentes leituras por meio dos gêneros discursivos, vai atingindo estágios mais elevados de compreensão, interpretação e extrapolação, ou seja, vai plenificando essa prática leitora, porque a cada nova leitura o leitor consegue processar os outros textos do mesmo assunto, ocorrendo o diálogo entre os textos e as suas experiências pessoais e culturais.(...)
Sabemos que a Literatura compreende, entre tantas outras, ao menos,três tipos de aprendizagem: aquela da Literatura em si em que o leitor interage com o texto e percebe o mundo por meio da palavra; a aprendizagem sobre os textos literários, que envolvem história, teoria e crítica, e a aprendizagem por meio da Literatura, nesse caso os saberes e habilidades que a prática da Literatura proporciona aos seus usuários Cosson (2011).
2) Planejar autoaprendizagem no site através de vídeo aula de algum conteúdo em Arte digital de interesse de cada estudante. Ressalta-se que a autoaprendizagem, como o próprio nome esclarece, é a estratégia elaborada para a pessoa aprender sozinha. Postar a vídeo aula e materiais afins (inclusive links indicativos como materiais de apoio) no site.
MEU PLANEJAMENTO DE ENSINO
PROJETO : “Quem conta um conto”
Problematização
Os estudantes do Ensino Médio não só desta escola, mas também de outras, não desenvolveram o gosto pela leitura e relatam ser penoso ler os livros sugeridos pelo _Programa de Avaliação Seriada - PAS, obras canônicas como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, José de Alencar e tantos outros. Mesmo reconhecendo a importância da literatura e conscientes de que precisam ler, acabam lendo sem qualquer envolvimento. E não são raras as vezes em que apenas procuram resumos disponíveis em sites para cumprir a regra imposta por professores de diversas áreas e principalmente pelo professor de Língua Portuguesa. O que fazer então para garantir aos alunos o gosto pela leitura e consequentemente maior procura a livros literários disponíveis em vários locais além das bibliotecas?
Ao ingressar no Ensino Médio os alunos encontram dificuldades para encontrar sentido em leituras, principalmente quando se trata de livros literários. Inicia-se na primeira série do Ensino Médio o ensino de Literatura dá maior ênfase ao Estilo de Época. Cabendo a esta etapa de ensino a aprendizagem do Classicismo, Renascimento, Quinhentismo , Barroco e Arcadismo. Já na segunda série do Ensino Médio o aluno aprenderá sobre o Romantismo, Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. E finalmente na terceira série do Ensino Médio os alunos irão conhecer o Pré-modernismo ,Modernismo e Contemporaneidade .Esta divisão do Ensino de literatura não pode ser impedimento para que o professor de Língua Portuguesa juntamente com os professores de outras disciplinas disponibilize atividades e projetos que perpassem por todos os estilos de época independente da série. Uma das maneiras encontradas por esta escola para melhor trabalhar o gosto por obras literárias é a criação de estratégias que levem o aluno a pesquisar ,elaborar e por meio das artes cênicas e tecnologias conhecer e recontar contos propostos por professores. O conto torna-se mais atrativo por ser um texto mais rápido ,denso ,possuir unidade de efeito e impressão total (Poe 1809 -1849)..Além de mexer com a emotividade e crítica do leitor.
ÁREA DE CONHECIMENTO ENVOLVIDA
a .Macrocampos de atuação:Leitura e letramento; Línguas Estrangeiras; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias; Participação Estudantil.
b.Áreas de conhecimento envolvidas: Português,Sociologia,Filosofia, História,Redação,Artes,Matemática,Informática.
Metas e Ações vinculadas
- Conhecer melhor nomes de contistas brasileiros de diferentes épocas e lugares;
- Ambientar os alunos ao universo de leitura como permitir de maneira mais sistemática a leitura de determinados autores;
- Permitir uso de tecnologia como meio importante de aprendizagem;
- Apreciar e compreender quais são as características de um conto;
- Dividir responsabilidades entre os integrantes do grupo;
- Aprender a conviver em grupo respeitando as decisões do grupo;
- Conhecer a estrutura de um trabalho acadêmico seguindo as normas da ABNT;
- Dividir responsabilidades entre integrantes do grupo;
- Saber lidar com diferentes tipos de pessoas quando livre das intervenções e presença do professor;
- Aprender a tomar decisões e defender ponto de vista quando for necessário;
- Aliar a imaginação, criatividade, arte e tecnologia para transformar o conto em História em Quadrinhos - HQ;
- Desenvolver a arte dramática e aguçar o olhar do fotografo quando fotonovela;
- Aceitar críticas e sugestões de terceiros sobre o trabalho realizado;
- Produzir textos como atas ,conclusões ,introduções ,criticas, convites, cartões de mensagens, banners e cartazes;
- Lidar com divisão de tarefas, dinheiro, compra de material,economia,orçamento,prestação de contas,etc.;
- Utilizar o dicionário com finalidade de esclarecer vocabulário de contos;
- Aprender a organizar grandes espaços e eventos como Sarau Literário;
- Saber avaliar com critério o trabalho dos demais colegas.
Responsável pela execução do projeto
Marcela Cristiane da Silva – Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio
Cronograma e Metodologia
Cronograma : Durante todo o ano letivo com culminância no mês de novembro
Metodologia:
No primeiro momento - no mês de março - cada turma se organiza em grupos livremente, de cinco a dez integrantes e participam de um sorteio de contistas brasileiros (Clarice Lispector, Artur Azevedo, Cora Coralina, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis, José J.Veiga, Murilo Rubião, etc.). Cada sala - no caso 20 nesta escola – fica com um escritor. Conhecem as definições de Conto disponíveis no Youtube ( Vide site )
Em um segundo momento realiza-se outro sorteio em sala de aula onde cada grupo recebe um conto do escritor já anteriormente definido. Cada turma fica com cerca de cinco contos de um único escritor.
Ao final do 1º Bimestre entregam a parte teórica onde constam pesquisas sobre o autor, vocabulário, contexto histórico, possíveis interpretações, crítica literária, conclusão e curiosidades da obra ou do escritor. O trabalho deve ser digitado e segue as orientações das normas da ABNT.O grupo tanto pode fazer a entrega por email como impresso,ficando a critério. A partir dele são avaliados
No 2º Bimestre escolheram a maneira de produção de uma revista literária que pode deve ser em quadrinhos a partir de fotografias .Eles podem acessar os tutorias disponíveis e indicativos no site que orientam o trabalho com a fotografia e ainda maneiras de inserir balões de falas nas histórias criadas.
. Os alunos escrevem em uma ata o desenvolvimento das atividades, além de tirar fotos. Também frequentam aulas no Laboratório de Informática para melhor conhecerem os sites disponíveis que tratam do assunto. Começam a produção da revista.
Durante o 3º Bimestre entregam uma revista literária confeccionada. Durante os intervalos ou finais de aulas os alunos procuram a professora de literatura para esclarecimento de dúvidas, apresentam as versões parciais da produção artística e solicitam a verificação da ortografia. São orientados sobre como fazer a capa, frente e verso da revista. São avaliados de acordo com a revista produzida.
Para 4º Bimestre há a produção de um grande evento: SARAU LITERARIO DO PROJETO “QUEM CONTA UM CONTO...” na qual toda a comunidade é convidada a apreciar o trabalho. Para os preparativos os alunos mantêm os mesmos grupos mas há outro sorteio na qual cada grupo se encarrega de uma tarefa dentro de cada sala: grupo de Banner (sobre o escritor),grupo de marcador de páginas (confeccionam cinquenta por sala),grupo de organização (antes e no dia do evento, arrecadação de valores para compra de materiais, apresentações ,etc),grupo do stand (arrumação do espaço, enfeites ) .
Tanto os alunos como os convidados podem adquirir a preço simbólico as revistas produzidas. Nesse dia, acontecem também as trocas através de fichas: cada grupo pode trocar até cinco revistas entre as salas. O evento acontece na quadra coberta da escola no mês de Novembro mesmo turno matutino. Também conta com a cobertura de uma rede de TV no dia do evento. Como meio de interação e orientação foi criado um blog. O dinheiro arrecadado através das vendas das revistas é doado pelos alunos a uma Instituição próxima ou na cidade de Samambaia. A decisão sobre o que fazer com o dinheiro será tomada pelos alunos através de votação.
Em Dezembro recebem uma ficha para avaliar o conto que escolheram para ler no dia do evento.
Descrição das atividades por cronograma:
1º BIMESTRE | ||||
Março | Abril | Maio | ||
A turma se organiza em grupos livremente - de cinco a 10 integrantes. | Pesquisas sobre o autor, vocabulário, contexto histórico, possíveis interpretações, crítica literária, conclusão e curiosidades da obra ou do escritor. | Entrega do trabalho teórico. | ||
Sorteio de contistas brasileiros - um por sala | Esclarecimentos por e-mails ou pelo blog. | Avaliação do trabalho teórico entregue. | ||
Sorteio de contos | ||||
Orientações sobre como fazer a parte teórica - | ||||
2º BIMESTRE | ||||
Maio | Junho | Julho | ||
Aula sobre com fazer atas e reuniões. Aula no Laboratório de Informática para conhecerem o Blog,as maneiras de fazer uma revista em quadrinhos. | Reuniões em lugares definidos pelos grupos para escolherem a maneira de fazer a revista literária. | Entrega das atas (cinco ao todo) e fotos. | ||
Reuniões em lugares definidos pelos grupos para escolherem a maneira de fazer a revista literária com escrita de atas e fotos. | Aula sobre fotonovelas, revista em quadrinhos, sites de desenhos, técnicas de desenho. | Avaliação do trabalho entregue. | ||
Início da confecção da revista literária. | ||||
3º BIMESTRE | ||||
Agosto | Setembro | |||
Apresentação das versões parciais da produção artística | Disponibilização da sala de informática em turno contrário para ou finalização da revista. | |||
Verificação da ortografia. | Entrega da Revista Literária em datas pré-agendadas. | |||
Orientação sobre como fazer a capa, frente e verso no blog já conhecido. | Avaliação do trabalho entregue. | |||
4º BIMESTRE | ||||
Outubro | Novembro | Dezembro | ||
Devolução da revista literária para serem reproduzidas. | SARAU LITERÁRIO DO PROJETO “QUEM CONTA UM CONTO” | Disponibilização das revistas literárias na biblioteca da escola. | ||
Reorganização dos grupos para o evento através de sorteios em salas: -Confecção de banner sobre o contista; -Enfeite do ambiente de exposição; -Organização; -Confecção de lembranças para o dia do evento; -Limpeza e devolução de materiais. | -Premiação para os melhores trabalhos. -No dia do evento os alunos fazem as trocas das revistas utilizando fichas especificas para este fim; -Mostram o trabalho realizado para os visitantes; -Disponibilizam o trabalho vendas. -fazem apresentações musicais e declamações de poemas. | -Entrega de donativos à Instituição de Caridade Escolhida pelos alunos e alunas. -Avaliação do conto lido. | ||
Filmagem de depoimentos e contos através de relatos dos alunos. | Avaliação do evento. | |||
Distribuição de convites à comunidade. | ||||
Abrangência das ações
- Série:2ª e 3ª séries do Ensino Médio
- Turno: Matutino
- Quantidade de turmas:20
- Número estimado de alunos: 800 alunos
- Prováveis parceiros: Programa Alternativo –Programa de TV criado pelo SINPRO sindicato dos professores.
Eixo 4
1) Realizar autoaprendizagem no site através de vídeo aula de algum conteúdo em Arte digital de interesse de cada estudante. Ressalta-se que a autoaprendizagem, como o próprio nome esclarece, é a estratégia elaborada para a pessoa aprender sozinha.
Postar a vídeo aula e materiais afins (inclusive links indicativos como materiais de apoio) no site.
EIXO 5
Aspectos da utilização das tecnologias no ensino da Arte.
1) Testar o conteúdo de autoaprendizagem no site com internautas;
2) Postar o teste acima solicitado no site;
3) Realizar autoavaliação.
Orientação sobre a autoavaliação discente:
Realizar uma tabela (síntese) chamada "Autovaliação". Criar critérios, atribuir nota para cada critério (o total deve ser de até 10 pontos). Nesses critérios deve ter uma comparação entre o plano da autoaprendizagem e a intervenção no site pelo ciberespaço da autoaprendizagem. Assim, o estudante estará avaliando o seu processo. A referida autoavaliação deve conter: Critério, Justificativa, Nota em cada item (critério) e Total. A professora avaliará com critério próprio a autoavaliação de cada aluno (a autoavaliação será importante porque é a chance do aluno identificar onde errou e a autoavaliação será importante para a professora observar que o aluno viu o seu erro.
Avaliação docente e entrega da notas no SIGAA.
Sim =1,0 Não = 0 Em parte= 0,5
https://www.youtube.com/watch?v=03np-Hhb4gA
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